O que mais se ouve atualmente entre as redes sociais é que o e-mail marketing morreu. Mas até onde isso é verdade?
É fato que através da tecnologia de informação e a atualização dos meios de comunicação, o e-mail marketing perdeu um pouco de força em sua caminhada.
Mas será que isso é apenas responsabilidade da diversificação de meios de comunicação ou também do seu mau uso?
Você vai entender qual a importância de se utilizar uma estratégia bem formulada para a criação de e-mails marketing e porque deve-se buscar o uso de ferramentas e profissionais especializados na área.
Afinal, o que é um e-mail marketing?
O e-mail marketing é uma ferramenta do marketing digital utilizada com o propósito de manter um bom relacionamento com o cliente. O objetivo é aumentar a retenção bem como a conversão.
Basicamente, os e-mails marketing são criados com técnicas persuasivas de copyrighting. Automatizar as campanhas de e-mail marketing e segmentar o público-alvo são medidas essenciais para que eles forneçam um resultado mais eficiente.
Ainda equivocadamente confundido com spam por alguns usuários, o objetivo do e-mail marketing é informar determinado conteúdo para pessoas que realmente querem aquele tipo de informação.
Uma das características que provam que o e-mail marketing está distante de ser spam é a possibilidade de o usuário cancelar a inscrição a qualquer momento.
Estudos apontam que, até o final de 2019, pelo menos, aproximadamente, 3 bilhões de pessoas usem e-mails como meio de comunicação. Atualmente, são quase 270 bilhões de e-mails enviados por dia.
Dessa forma, fica fácil compreender porque a utilização do e-mail marketing ainda é uma estratégia interessante para atingir o público-alvo. Sem mencionar que essa estratégia é infinitamente mais barata do que investimentos em campanhas patrocinadas via Facebook Ads ou Google Adwords.
Algumas dicas rápidas para que você possa começar a criar os seus e-mails marketing
O primeiro passo para começar a criar e-mails marketing é criar a sua própria lista. Jamais compre uma lista pronta. Você vai conseguir acabar com a sua reputação em poucos dias.
O segundo passo é sempre tratar o seu cliente da forma mais pessoal possível. Evite formalismo em excesso e de preferência sempre use o seu próprio nome e o nome do cliente ou leitor nos e-mails.
O terceiro passo é investir na criação de conteúdo e títulos que sejam muito chamativos. Foque em títulos que despertem muito a curiosidade do leitor. Isso ajudará a aumentar a taxa de abertura dos seus e-mails.
O quarto passo é investir em uma plataforma que crie e-mails responsivos. Você precisa fazer com que os e-mails também possam ser acessados dos aparelhos móbile, visto que quase 40% dos usuários acessam seus e-mails de seus celulares e tablets.
O quinto passo é criar um planejamento para que o seu e-mail marketing não se torne um spam. Não envie e-mails com uma frequência alta demais!
O sexto passo é sempre ser amigável. Seja um amigo do leitor, não um vendedor. Seja a pessoa que vai ajudar o seu cliente a ter o problema solucionado. Não se esqueça de fazer um call to action, seja para clicar no link, inscrever-se em um canal ou comprar um produto.
O sétimo passo e um dos mais importantes é oferecer recompensas digitais. Convenhamos: quem é que não gosta de receber um presente de brinde? E-books, webinários, cursos ou infográficos são algumas das ideias mais utilizadas.
É importante que você não economize na hora de investir no e-mail marketing, seja em um profissional que cuidará da criação do conteúdo ou da plataforma utilizada para automatizar o serviço.
Algumas plataformas, por exemplo, não permitem que o usuário personalize o e-mail marketing com o nome do usuário que irá recebê-lo. É importante redigir o e-mail de forma pessoal, e sempre que possível fazer essa personalização.
Além disso, um profissional especializado será responsável pelo planejamento e criação de conteúdo embasado em técnicas como as de copyrighiting, muito importantes para um aumento da conversão na utilização desta ferramenta.
Você gostou de saber mais sobre a importância do e-mail marketing? Não se esqueça de deixar o seu comentário abaixo, contando as estratégias que você está utilizando para criar o seu próprio e-mail marketing!
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