Marketing Digital

Marketing Digital de Resultado – Criamos estratégias efetivas de Marketing Digital para Pequenas e Médias Empresas com foco na geração de Lead’s e sua conversão em vendas.

Durante muito tempo, o Marketing Digital foi privilégio de grandes corporações, com ferramentas inacessíveis e caras para pequenas empresas. No entanto, com a democratização da Internet, esse cenário mudou. Só no Brasil são mais de 116 milhões usuários na web.

Com a criação de recursos tecnológicos mais viáveis, a popularização das ferramentas online e a ampliação das possibilidades de divulgação em ambientes virtuais, o marketing digital para pequenas e médias empresas se tornou uma realidade.

Agora, está cada vez mais simples usar o marketing digital para alavancar vendas em diversos segmentos do mercado, desde que sejam utilizados os recursos adequados e as técnicas certas. Por isso, o marketing digital para gerar vendas já faz parte da estratégia de crescimento dos pequenos negócios.

Entre as inúmeras ferramentas do marketing digital para alavancar vendas, as que mais se destacam são Inbound Marketing, Criação de Sites, SEO, Link Patrocinado e Gestão de Redes Sociais.

Continue lendo e entenda como esses recursos do Marketing Digital podem ajudar as pequenas empresas a venderem mais produtos e serviços para mais da metade da população brasileira.

Inbound Marketing

O que é?

Inbound Marketing é uma metodologia que visa atrair a atenção das pessoas na internet, de forma não intrusiva, a fim de transformá-las em clientes e estabelecer um relacionamento duradouro com elas, buscando sua fidelização à marca.

Para que serve?

O Inbound Marketing tem várias finalidades, como, por exemplo, comunicar a existência de determinado produto ou serviço, a fim de educar o mercado sobre a necessidade de uso, modo de utilização e aplicações de determinado produto ou serviço. Também pode ser empregado para construir a reputação de uma empresa como referência em determinado tema ou nicho de mercado.

Como é feito?

O Inbound Marketing oferece informação útil, interessante e rica para o público que tem mais probabilidade de comprar o produto ou contratar os serviços oferecidos pela empresa, sem interromper sua experiência na web. Tudo isso, via Marketing de Conteúdo.

 

Marketing de Conteúdo

Planejar, produzir e distribuir diferentes tipos de conteúdo para o público-alvo e persona da empresa, adequados ao momento certo da sua jornada de compra, é fazer Marketing de Conteúdo.

Entre os muitos tipos de conteúdo utilizados nos ambientes digitais, estão:

  • Posts em Mídias Sociais;
  • Publicações em Blogs;
  • Infográficos;
  • Webinários;
  • E-books;
  • Vídeos;
  • E-mail.

O Inbound Marketing e o Marketing de Conteúdo são formas inteligentes de investir os recursos de marketing digital para pequenas e médias empresas.

Por exemplo, um estabelecimento do ramo hoteleiro, como uma pousada ou hotel, pode criar um blog especializado em dicas de viagem e turismo, visando atrair o interesse de pessoas que tenham vontade de viajar e ou que estejam buscando informações específicas sobre algum destino. Assim, a chance de esse usuário fazer uma reserva nessa pousada, no futuro, aumenta.

Criação de Sites

Toda estratégia bem sucedida de marketing digital para gerar vendas tem um site como ponto de apoio. Afinal, é fundamental que a apresentação da empresa nos ambientes online cause uma boa impressão nas pessoas, desde o primeiro acesso.

Layout profissional, com conteúdo de qualidade, visual atrativo e funcional, alinhado à Identidade Visual da empresa, respeitando a experiência do usuário com boas práticas de usabilidade são os requisitos mínimos de qualquer site.

Um site criado com esses critérios apresenta menor taxa de rejeição, maior tempo de navegação e índices mais altos de conversão.

Para que o site da empresa cumpra bem o seu papel, de ser o ponto de referência para que o negócio seja encontrado na internet, ele deve aparecer bem ranqueado nos resultados orgânicos das pesquisas feitas no GoogleBingYahooDuck Duck Go e outros buscadores. Como fazer isso? Por meio de SEO.

Por exemplo, um hotel com um site de aparência profissional e moderna, no qual os links, a apresentação de imagens e formulário de contato funcionem direitinho, causa uma primeira impressão melhor do que uma hospedaria que tem um site desatualizado e ou com aparência caseira.

SEO

Search Engine Optimization (SEO) ou Otimização para mecanismos de busca é uma técnica que estrutura o conteúdo digital da melhor forma para que ele seja encontrado pelos usuários entre os resultados orgânicos das buscas na internet.

Em outras palavras, SEO é a arte de otimizar o conteúdo de um ambiente digital, como site, blog ou rede social, de acordo com os mais de 200 fatores que interferem no rankeamento de um site. Entre eles, estão:

  • Tamanho, qualidade, originalidade e relevância do conteúdo;
  • Quantidade e qualidade de links externos e internos;
  • Formatação correta do texto para indexação;
  • Hierarquia e categorização de páginas;
  • Tempo de carregamento da página;
  • Frequência de atualização do site;
  • Uso adequado de palavras-chave.

No entanto, para que uma estratégia de SEO dê certo, é fundamental que o ambiente online e o conteúdo digital sejam pensados e elaborados para as pessoas, cuidando dos critérios usados pelos buscadores. O foco deve nos usuários e não nos robôs de busca.

Cuidar do SEO é uma maneira de aumentar a quantidade de visitas do site, melhorando o posicionamento da empresa em busca orgânica e, consequentemente, gerando mais vendas.

Por exemplo, quando um usuário da internet pesquisar por “pousadas em Caraguá” ou “hospedagem Litoral Norte”, o site do estabelecimento que estiver otimizado, com essas palavras-chaves bem trabalhadas, de acordo com os critérios de indexação do Google, tende a aparecer na frente de um concorrente que não o fez.

O Search Engine Optimization pode ser complementado também por ações de Search Engine Marketing.

Links Patrocinados

Search Engine Marketing ou SEM, também conhecido como Link Patrocinado, é a técnica de potencializar a exibição de determinado conteúdo na internet, por meio de anúncios agregados às técnicas de SEO.

Isso quer dizer que um conteúdo com SEO bem estruturado pode ser promovido com algum investimento financeiro em anúncios, como Google Adwords e Facebook Ads.

O marketing digital para gerar vendas pode ser muito beneficiado pelos links patrocinados. As campanhas de SEM devem equilibrar a verba disponível com o objetivo desejado, para que o anúncio seja exibido nos canais adequados, na hora mais conveniente e para as pessoas certas.

Assim, o conteúdo poderá ser encontrado pelos usuários entre os resultados patrocinados na internet.

 

Google Adwords

Google Adwords

O Google é o buscador mais utilizado no mundo e é o líder nas pesquisas feitas na internet no Brasil.

Google Adwords é uma plataforma publicitária do Google, que fornece ferramentas para anúncios pagos, a partir de segmentações como:

  • Estado familiar;
  • Palavras-chave;
  • Localização;
  • Dispositivo;
  • Gênero;
  • Idioma;
  • Idade.

Atualmente, há quatro principais modalidades de anúncios no Google:

Anúncios na rede de pesquisa

São textos em destaque, exibidos nos primeiros resultados de busca patrocinada para determinadas palavras-chave.

Anúncios na rede de display

São banners ou vídeos exibidos em sites e blogs parceiros do Google.

Anúncios no Youtube

São telas ou micro vídeos exibidos no início ou no meio dos vídeos em exibição.

Anúncios de aplicativos

São anúncios segmentados especialmente para exibição em aparelhos Android e iOS, via Pesquisa Google, Google Play e Youtube, entre outros.

O Google Adwords é um bom recurso de publicidade, principalmente, quando o objetivo é a venda imediata.

Por exemplo, ao navegar por um site sobre Destinos Turísticos ou ler na internet uma notícia sobre as praias do Litoral Norte de São Paulo, o usuário pode ser impactado e visualizar o anúncio de uma pousada da região, que tenha configurado bem a sua campanha.

 

Facebook Ads

Facebook Ads

Facebook Ads é a plataforma de anúncios dentro do Facebook, a exemplo do Google Adwords. Ela alcança mais de 102 milhões de brasileiros todos os meses.

O Facebook Ads é bem customizável, permitindo a segmentação dos anúncios por diversos critérios, como por exemplo:

  • Comportamento;
  • Relacionamento;
  • Localização;
  • Interesses;
  • Conexões;
  • Formação;
  • Ocupação;
  • Domicílio;
  • Gênero;
  • Idioma;
  • Idade.

Atualmente, é possível fazer 10 tipos de anúncios via Facebook Ads, considerando diferentes objetivos de marca, como reconhecimento, consideração e conversão. Entre eles, estão:

  • Visitas ao estabelecimento;
  • Instalações do aplicativo;
  • Visualizações do vídeo;
  • Geração de cadastros;
  • Envolvimento;
  • Alcance;
  • Tráfego.

O Facebook Ads é um tipo de mídia bem sucedida, principalmente, para anúncios com objetivo deaumentar conhecimento da marca e gerar leads.

Por exemplo, é possível aumentar as reservas efetuadas através da internet, para uma determinada pousada em Caraguá, ao exibir os anúncios da campanha para pessoas que visitam frequentemente o Litoral Norte.

Além de investir em Links Patrocinados nas mídias sociais, como o Facebook Ads, é fundamental que a empresa tenha presença oficial nas Redes Sociais para cuidar de aspectos importantes como qualidade do atendimento e credibilidade.

Gestão de Mídias Sociais

Todas as empresas já estão nas redes sociais. Pode ser uma presença oficial, ou não.

Só o fato de um usuário do Facebook, Instagram, Youtube, Twitter, Snapchat, LinkedIn, Google Plus etc. publicar uma foto, um vídeo ou fazer um comentário a respeito de determinada marca, estabelecimento, produto ou serviço já “coloca” a empresa nas redes sociais.

A melhor maneira de lidar com essa exposição é fazer a gestão da presença do negócio nas redes sociais. Assim, a empresa pode interagir, encaminhar e tratar eventuais reclamações e solicitações de forma adequada, além aproveitar elogios e depoimentos de usuários como oportunidades de relacionamento e negócios.

Assim, a Gestão em Redes Sociais é uma alternativa inteligente para proteger a reputação da empresa e ao mesmo tempo divulgar produtos e serviços.

Além do planejamento de presença digital que é a definição de quais redes são mais apropriadas para o negócio de acordo com seu público-alvo e objetivos, bem como qual é o melhor layout para os canais em cada ambiente, de acordo com a identidade visual da empresa, esses são alguns outros aspectos administrados na Gestão de Redes Sociais:

  • Calendário Editorial: editorias, pautas, frequência de publicações, datas e horários para publicação.
  • Relacionamento: atendimento e interação com fãs, seguidores, conexões, assinantes, inscritos etc.;
  • Conteúdo: texto e recursos audiovisuais, como foto, vídeo, gif, meme, infográfico etc.;
  • Voz da marca: tom da comunicação e tipo de linguagem.

A Gestão de Redes Sociais é uma decisão estratégica para manter a página atualizada, obter mais curtidas na Fanpage, aumentar o envolvimento e gerar mais conversões, por exemplo.

O monitoramento da marca, para conhecimento e acompanhamento do que está sendo “dito” sobre a empresa pode ser realizado paralelamente à Gestão de Redes Sociais.

Marketing digital para pequenas e médias empresas

Ao contrário do que acontecia antigamente, o marketing digital para gerar vendas está mais acessível e é, na verdade, a melhor oportunidade para os empreendedores utilizarem as mesmas ferramentas online que as grandes empresas usam há tanto tempo.

O novo comportamento do consumidor, mais conectado, que procura fornecedores, pesquisa sobre produtos e serviços, pede e compartilha opinião sobre marcas e empresas na internet é o principal motivo para as pequenas empresas investirem em marketing digital.

Não atuar de forma profissional na web, além de ser um tremendo desperdício de oportunidades de negócio é um sério risco para a reputação da empresa. Por isso, os recursos oferecidos nos ambientes digitais devem fazer parte de uma estratégia de marketing digital para alavancar vendas e prestar atendimento.

Quer saber mais sobre como a sua empresa pode aumentar as vendas e o lucro usando a internet? Leia outros artigos sobre ferramentas online no nosso blog.