Nesse post fizemos um guia definitivo de como cadastrar produtos na sua Loja Woocommerce, que são os elementos mais importantes da loja. Você verá que adicionar um produto é um processo simples e fácil.
Para facilitar fizemos um vídeo sobre, mas se preferir você pode seguir nosso tutorial super detalhado abaixo.
A criação dos produtos dentro do WooCommerce é feita no menu Produtos >> Adicionar Produto.
Esse campo serve para definir um nome para o produto.
Recomendamos utilizar um nome generalizado, pois facilita na hora da criação das variações do produtos.
Este espaço é para colocar todas as informações, características que achar relevantes do produto.
Existem dois modos de visualização desse campo: Texto e Visual.
Em ambos os métodos de visualização, tem como personalizar o texto com algumas opções presentes nos botões.
Também é possível incluir arquivos presentes na mídia do WordPress para seu produto através do botão Adicionar mídia.
Outro recurso interessante que pode ser feito neste local é inserir vídeos diretamente do Youtube.
Aqui será definido o tipo de seu produto e, de acordo com o tipo, os dados relevantes para a entrega.
Os tipos são:
Abrange a grande maioria dos produtos que são normalmente vendidos. Produtos simples podem ser entregues e não possuem opções a serem escolhidas pelo cliente. Além disso, possuem um preço fixo e um estoque.
Aba Geral
Aba Inventário
Aba Entrega
Aba Produtos Relacionados
Aba Atributos: Nessa aba você pode definir atributos ao produto. Você verá uma caixa de seleção contendo todos os atributos que você já tenha criado.
Aba Avançado
Esses produtos só podem ser definidos ao adicionar um produto simples.
O processo dos pedidos de download funciona da seguinte forma:
Um grupo de produtos é uma coleção de produtos simples relacionados, que podem ser comprados individualmente. Por exemplo, um “conjunto de panelas”, pode ser um produto agrupado. O agrupamento será toda a coleção de peças, formado pelos diferentes tipos de panelas.A criação do grupo de produtos é feita de forma semelhante ao produto simples, mas ele não possui as abas Geral e Entrega.OBS Depois que o agrupamento é criado, é possível inserir novos produtos simples a ele. Para isso, acesse o produto que deseja incluir, vá na aba produtos relacionados, e busque pelo agrupamento na opção grupo.
Um produto externo é aquele que você descreve em seu site, mas o vende em outro lugar. É muito útil para aqueles que administram mais de uma loja virtual. Por exemplo, se um comerciante têm 3 lojas de roupas e cada uma vende uma peça específica (roupas, acessórios e sapatos), ele pode criar produtos externos para “mesclar” as lojas. Também é ótimo para formação de parcerias.Ao escolher esse produto, a aba entrega e as opções de estoque deixarão de existir, pois quem irá cuidar desses processos é a outra loja.Nesse caso, é criado um link para a URL do produto de outra loja. Essa URL é o endereço da página na qual o usuário poderá adquirir o produto.Ao invés ter o botão de “adicionar o produto ao carrinho”, os clientes verão um botão clientes verão um botão de “ver mais” (este texto poderá ser editado na aba geral). Esse botão irá direcionar os clientes para a URL também definida nessa aba geral.
Produto variável é o tipo mais complexo de produtos, pois cada variação pode ter seus próprios atributos.
Aba Inventário
Aba Entrega
Aba Produtos Relacionados
Aba Atributos
Nessa aba você pode definir atributos ao produto. Você verá uma caixa de seleção contendo todos os atributos que você já tenha criado.
Aba Variaçoes
Depois dos atributos cadastrados você tem a opção de adicionar uma variação ou criar uma variação pra todo os conjunto de atributos
Aba Avançado
Costumo usar o plugin Variation Swatches for WooCommerce para criar variações de produtos mais visuais. Vá em Produtos > Atributos
Entre no atributo que você acabou de criar, no exemplo acima cor, para poder adicionar as variações
Neste campo que você irá escolher como seu produto irá ser exibido nas redes de pesquisa e qual será a palavra chave principal do seu anúncio. Eu utilizo o plugin Yoast SEO, mas você pode escolher um de sua preferência.
Frase-chave de foco Aqui você você escolherá qual a palavra principal do seu anúncio.
Prévia de Amostra Nesta parte você terá duas opções para escolher:
Título SEO Aqui você escolherá o título do seu anúncio nas redes de pesquisa, caso você não o mude será o composto pelo nome do seu produtos e o nome da sua loja.
Meta-descrição Nesta parte é interessando você fazer um texto curto e que chame atenção, será o texto exibido abaixo do título do seu produto nos resultados de busca.
Nesse campo você pode adicionar algum resumo, que será uma breve descrição do produto. Normalmente este resumo irá aparecer próximo à imagem, na página com detalhes do produto, enquanto a descrição principal do produto será exibida dentro da aba “Descrição”.
As opções desse local funcionam da mesma forma que o local das informações do produdo.
Esse local serve para inserir o produto em categorias previamente criadas.
As categorias servem para organizar e separar seus produtos por características na Loja Virtual. Isso facilita o manuseio e o gerenciamento de seu estoque. Essa opção permite, por exemplo, criar uma categoria apenas de ‘roupas’ ou apenas para ‘música’ em sua Loja.
A criação e o gerenciamento de categorias de produtos dentro do WooCommerce é feita no menu Produtos >> Categorias.
Para adicionar uma categoria, basta preencher as opções presentes dentro do quadro em vermelho na imagem:
Depois de preencher os campos, clique em Adicionar nova categoria de produto para criá-la. Ela irá aparecer dentro do quadro azul na imagem.
É possível mudar a ordem das categorias clicando sobre elas e arrastando para cima ou para baixo na lista de categorias já criadas.
Repare ainda que as subcategorias possuem um traço (-) antes do nome. Isso ajuda a diferenciar as categorias das subcategorias.
Colocando o cursor do mouse em cima de uma categoria irão aparecer as seguintes opções:
Vá até a opção de edição de um produto e procure pelo campo Categorias de Produto.
Marque as categorias que o produto deve estar incluído o produto e depois clique em Atualizar.
Para visualizar as categorias no site, primeiramente, é necessário incluir o Widget “Woocommerce Categorias de protuto” em alguma área da loja.
Aqui é para adicionar tags (etiquetas) previamente criadas ao produto.
Tags são palavras-chave – também conhecidas como etiquetas ou metadados – que servem para destacar o que está desenvolvido no texto e filtrar posts através dessas palavras. Podem agrupar conteúdos diferentes ou semelhantes para que suas páginas possam ser encontrados mais facilmente por buscadores como o Google. Também ajudam na otimização do site devido à troca de links que será navegado pelo usuário. Trabalham junto com Posts e Categorias.
Um produto pode apresentar uma ou mais tags e elas não possuem hierarquia.
A criação e o gerenciamento de tags de produtos dentro do WooCommerce é feita no menu Produtos >> Etiquetas.
Para adicionar uma tag, basta preencher as opções presentes dentro do quadro em vermelho na imagem:
Depois de preencher os campos, clique em Adicionar nova etiqueta de produto para criá-la. Ela irá aparecer dentro do quadro azul da imagem.
Colocando o cursor do mouse em cima de uma tag criada, irão aparecer as seguintes opções:
Vá até a opção de edição de um produto e procure pelo campo Etiquetas de Produto.
Nesse local, informe as tags que quer incluir ao seu produto e clique em adicionar.
Feito isso, clique em Atualizar para que as tags fiquem salvas no produto.
As tags costumam aparecer em “nuvens de tags” e são destinadas para uso em blogs junto com as postagens. Exibem em ordem alfabética e com tamanhos diferentes, sendo as palavras maiores as mais utilizadas nos posts. Ao clicar em qualquer palavra, será exibido todos os posts cadastrados com aquela tag.
Use o widgets “Woocommerce etiquetas de produtos”, disponível no menu Aparência > Widgets, para inserir essa funcionalidade em sua loja.
Aqui será adicionada a imagem principal (imagem de destaque) que irá identificar o produto na página principal, nas vendas relacionadas, na página dele mesmo e etc.
Para subir uma imagem clique em “Definir imagem do produto”. Você pode subir uma imagem nova para a mídia do WordPress ou buscar pela imagem já presente biblioteca de mídias. Depois que tiver selecionado uma, clique novamente em “Definir imagem do produto”.
Essa imagem é redimensionadas para ficar com o tamanho o mais próximo o possível dos valores definidos nas Configurações do Woocommerce, na Aba Produtos, guia de Exibição. Portanto, se suas configurações estiverem “100×100″ e você fizer upload de uma imagem com “300×600″, as imagens serão redimensionadas para “100×200″. Você pode escolher também se quer “Forçar corte” das imagens. Caso marque este campo a imagem será cortada para ficar com o tamanho exatamente como definido, e não redimensionada.
As galerias do produto exibem todas as imagens anexadas ao produto, com a imagem destacada sendo a imagem principal.
Não é obrigado a adicionar fotos a galeria, mas recomendamos que você insira 2 ou 3 imagens na galeria.
Para remover alguma imagem da galeria, passe o mouse sobre ela e clique no “x” vermelho que aparecerá no canto superior direito da imagem.
Assim como a imagem principal essas imagens também são redimensionadas para ficarem com o tamanho o mais próximo o possível dos valores definidos nas Configurações do Woocommerce, na Aba Produtos, guia de Exibição. Elas também possuem a opção Forçar Corte”, caso seja necessário.
Esse é o campo onde você irá publicar o produto, mas antes de fazer isso, existem algumas opções que podem ser configuradas. São elas:
Publicado – significa que o item foi publicado no site para todos os visitantes visualizarem (opção só aparece depois de publicado);Revisão Pendente – significa que o item está pendente da revisão de um outro administrador ou autor;Rascunho – significa que o item está em rascunho, e não aparecerá no site.
Público – qualquer usuário acessa;Protegido por Senha – só é acessado através de uma senha;Privado – só pessoas logadas em uma conta podem ver o produto
Catálogo/pesquisa – aparece no catálogo e na pesquisa;Catálogo – aparece apenas no catálogo;pesquisa – aparece apenas na pesquisa;escondido – não aparece em lugar nenhum.
Após configurar o produto da maneira que deseja, clique em Publicar para que ele seja lançado em sua loja.
Você acabou de criar uma página no Facebook para seu negócio, mas já viu que…
Inbound Marketing para hotéis e pousadas - conheça mais sobre as novas técnicas de Marketing…
Aprenda como firmar sua marca e conquistar mais clientes com uma Fanpage para sua Empresa…
Descubra como as grandes empresas conseguem gerar Leads Qualificados e vender muito pela internet, e…
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos supor que você está de acordo com isso.
Saiba mais