Você já deve ter percebido que qualquer empresa, hoje em dia, que não invista em marketing digital está fadada a fracassar.

No entanto, implantar um sistema digital para uma empresa e criar um planejamento estratégico de marketing digital pode não ser a tarefa mais simples do mundo.

Devido à grande quantidade de ferramentas e estratégias no mundo digital, fica realmente difícil tomar um direcionamento.

Um planejamento de marketing digital consiste em organizar e executar ações que visam ao alcance de objetivos de uma empresa. O planejamento estratégico depende muito das métricas estabelecidas por cada empresa de acordo com suas metas e objetivos.

A questão é: como criar um planejamento estratégico de marketing digital eficiente?

 

Faça pesquisas

O primeiro passo para criar um bom planejamento estratégico é pesquisar – e muito! Saber quem é o seu público-alvo e as melhores formas de comunicação é essencial para manter um bom relacionamento com o cliente.

Analisar as métricas do seu blog ou site é o que vai ajudar você a definir a sua persona. Softwares como o Google Analytics podem ser excelentes para que você realize tais pesquisas.

Claro, a sua persona só deve ser definida uma vez que você definiu o seu público-alvo. A definição de uma persona será essencial para que você compreenda melhor as tendências do seu público.

 

Escolha os meios de comunicação

Existem vários canais de comunicação na internet. Faz parte de um bom planejamento estratégico definir quais canais serão utilizados e quais são mais eficientes de acordo com as tendências do seu público.

Se o seu público-alvo são pessoas acima de 60 anos, pode ser que o uso de redes sociais não seja a maneira mais eficiente de se comunicar.

Através do uso de softwares de análise, você poderá conferir quais canais estão gerando conversões maiores. Abdique daqueles que não estão atraindo um fluxo maior para o seu blog ou site.

 

Crie um cronograma

Faz parte também do planejamento definir um cronograma. A partir dele, você deverá seguir fielmente a atualização ou postagem de novos conteúdos.

Existem diversos softwares e plataformas online como a Trello que podem ajudar você na criação de um cronograma online.

Atente a isso: se o seu planejado é atualizar o conteúdo duas vezes por semana, cumpra. Se você passar uma semana sem atualizar o seu site ou blog, pode ter certeza de que vai levar mais do que pelo menos três semanas para recuperar parte do seu tráfego, que poderá ser perdido por conta disso.

Não se esqueça de como em vários mercados é importante diversificar a sua estratégia. Nunca coloque todas as suas fichas em apenas um meio de comunicação. Por mais que determinadas redes sociais tenham um alcance muito alto, você precisa sempre alinhar a sua estratégia de comunicação com os meios mais utilizados pelo seu público-alvo.

O segredo para se obter sucesso é estudar cautelosamente o que cada rede social pode oferecer e qual o real potencial de cada uma de acordo com o que você espera atrair do seu público.

 

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